Iterpa reuniu novamente com representes do Conselho Nacional da Amazônia Legal

Iterpa reuniu novamente com representes do Conselho Nacional da Amazônia Legal

Em Brasília, Pará apresenta projetos para desenvolver ações de regularização fundiária

A equipe do Instituto de Terras dos Pará (Iterpa) esteve em Brasília, na segunda-feira (8), para uma nova reunião de trabalho com o Conselho Nacional da Amazônia Legal. O objetivo foi a apresentação da versão preliminar do “Projeto Estratégico de Ação para o Ordenamento Territorial e Regularização Fundiária na Amazônia Legal”, que consiste em um plano para trabalhar a regularização no combate ao desmatamento e a grilagem de terras, bem como gerar benefícios socioeconômicos e ambientais aos produtores da região.

De acordo com o presidente do Iterpa, Bruno Kono, é fundamental a parceria entre o governo federal e estadual para que possam, juntos, contribuir na construção de soluções para o tema.

“A reunião foi para apresentar essa versão inicial, no qual foram compilados e debatidos dados, relatadas experiências sobre procedimentos e ferramentas tecnológicas, competências do material humano, bem como a identificação de outros atores que possam contribuir positivamente nesse processo de construção de soluções e de ações concretas para a entrega do serviço público de regularização fundiária com eficiência, transparência, segurança técnica e jurídica, e em escala”, pontuou Kono.

Também estiveram presentes na reunião o general Eugenio Pacelli, chefe da Comunicação Social da Vice-presidência da República; a diretora de Desenvolvimento Agrário e Fundiária, Mariceli Moura; o diretor jurídico, João Gouveia; e outros membros do Conselho.

Próximos passos – O projeto, em parceria com o governo federal, integra as ações do Plano Estadual Amazônia Agora, que tem entre os seus eixos a regularização fundiária e ambiental como instrumentos para a promoção de uma economia regional de baixo carbono e de combate ao desmatamento e as mudanças climáticas.

“A partir de agora, as equipes técnicas envolvidas consolidarão o material aprimorado na reunião, para que possa ser utilizado como uma matriz para orientação na atuação dessa parceria entre os governos federal e estadual. Para que assim, logo seja colocada em prática e promova essa agenda tão importante para o desenvolvimento sustentável da região”, ressaltou o presidente do ITERPA.

Fonte: https://agenciapara.com.br/noticia/24988/

Confira mais notícias em: https://agenciapara.com.br/noticias_busca.asp?BT_OK=buscar&selpagebusca=1&TXT_BUSCA=iterpa

Give a Reply